Nossa história

52 anos de carinho e dedicação aos alunos e à comunidade

Foi no ano de 1958, que a professora Maria Oliveira de Araujo, recém chegada de Dom Pedrito, resolveu começar a lecionar no Bairro Niterói, em Canoas, para quatro crianças, filhos de seus conterrâneos pedritenses. Dois anos mais tarde, em 1960, seria fundada a Escola São José, já com 18 alunos. Hoje são 240 alunos, entre eles os filhos e netos do quarteto original. Em 52 anos de atuação junto à comunidade canoense, a Escola tem passado por muitas transformações. Novas salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e sala de vídeo substituíram a casinha de madeira inicial.

Para a fundadora da Escola, Maria Oliveira de Araujo, “é um orgulho ver o trabalho de toda uma vida consolidado, mas mais do que isso uma satisfação saber que pessoas que estudaram na Escola a escolhem novamente como educadora de seus filhos e netos”. Segundo a diretora, Maria Cristina A. da Costa, “a atenção dada a presença da família no ambiente escolar é o diferencial da Escola São José”, que comemora 52 anos de ensino com tradição e qualidade.

12 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. Como ex-aluna e hoje diretora da Escola São José, sinto muito orgulho de ver o crecimento da escola. Agradeço à Profa. Maria Oliveira de Araujo, minha madrinha, tia e quase mãe, por ter confiado a mim e à minha família, missão de continuar a sua obra.Também à equipe de professores e funcionários pela dedicação, estusiasmo e competência com que vem desempenhando o seu trabalho, em especial á Profa. Eleandra Vanti, vice-diretora e coordenadora pedagógica.

  2. Oi! Fui aluna na escola em 1975 e anos seguintes.Lembro que a professora Maria me dava carona na bicicleta monareta azul, quando entrei na escola ela era na esquina e tinha uma figueira onde nos brincavamos, tenho saudades, gortaria de saber dos colegas, tenho duas fotos uma na festa junina, outra em aula na escola nova.

    • Rita,
      Que bom que tens boas recordações da escola
      Aparece para visistar a escola e quem sabe encontars aqui algum filho de ex-colega teu.
      A Profa. Maria esta aposentada mas segue firme.
      Procura por ela no orkut.
      Um abraço
      Maria Cristina

  3. Eu adorei a história da escola, e o quanto ela evoluiu.
    Gostaria de saber como eu faço para enviar um curriculo, sou formada para as séries iniciais, e pós graduada em psicopedagogia.
    abraço.
    Silvana Baum

  4. gostaria de felicitar a minha querida diretora e professora Maria, como fazia nos meus sete anos de idade, com um beijo carinhoso naquela que nos ensinou a ler, escrever, e principalmente a conviver em sociedade sempre com ideais de fraternidade, respeito, companherismo. Professora teu exemplo conduziu muitos dos teus alunos na grande escola da vida, parábens pelos cnquenta anos de nossa escola, tenho orgulho de ter iniciado minha vida estundantil na escola São José, um grande abraço a todos, à Maria Cristina que tão bem tem desenpenhado a direção da escola e a todos os professores que iluminam seus alunos com a luz do saber. Também fui aluno da turma de 1975, com a professora Bernadete, e a professora Maria.

  5. Ola fui aluna da escola entrei na 1 serie com 6 anos na escola adorava estudar la meus amigos e agora com 13 ano nao estudo mais la ja estou na oitava e gostaria de mandar um beijo paras professoras que eram muito legais. beijos da aluna emelly foi 4 anos de muita alegria na escola.

  6. Ola fui aluno da escola em 1985 quando entrei na primeira serie com 6 anos,que saudade deste tempo, provas orais aplicadas pela dona Maria e as saidas de moto indo até as residencias dos alunos querendo saber o porque do aluno não ter comparecido a aula , o disco de vinil tocando o hino do brasil com todas as turmas em fila diante da escola, agora tenho 34 anos com um filho de 2 anos que pretendo colocar nesta escola que tanto me deu alegria. Muito obrigado dona Maria por todo empenho e dedicação que foi aplicado a todos os alunos que passaram por esta escola.

  7. nossa lendo os comentarios dos alunos passou um filem na minha cabeça comecei a estudar na escola em 1987 estudei 3 anos nossa mas era muito bom a Eleandra estagiou na minha turma eu estava na segunda serie hoje sou professora de series iniciais sou pos graduada interprete de libras e é com muito orgulho que digo que escolhi ser professora por que tive um espelho que foi a Dona Maria so tenho a agradecer por tudo que ela a professora Regina, a professora Eleandra e a professora Jaqueline fizeram por mim, o mais legal que que da minha familia meu pai estudou na escola, meu irmao, eu e hoje a entiada do meu irmao estuda na escola a educação de geração par geração
    abraços

  8. Oi Pessoal, estudei nessa escola de 1984 a 1987, me lembro da profª Silvia (Titi) minha 1ª pro, da pro Silvana na 2ª série… Fui o gauchinho da escola porque vendi mais votos, quando estava na 3ª série. Minha tia Iara Sandra que mora nesta mesma rua e foi vizinha da profª Maria (quando ela morou no pátio da dona Elaine mãe do Duda que também estudou aí) fez estágio nesta escola. Um dia pretendo fazer uma visita, passei na frente há alguma tempo atrás e vi que cresceu muito esta escola. saudades gente!!

  9. Ler estas mensagens carinhosas nos envhem de a.egria e. motivação para continuar o trabalho da professora maria. Neste ano de 2013 ela completará 90 anos de idade e vamos comemorar com alunos e ex alunos na Escola São José.

  10. Olá não tenho filhos, e entrei no site da escola pensando em colocar minha sobrinha… não imaginei ver estes comentários, fiquei muito emocionada… ainda mais vendo a foto da Sra. Maria, completando 90 anos de idade.
    Estudei no São José da primeira a quarta série, hoje com 34 anos ainda lembro de algumas coisas como se fosse ontem… da minha primeira professora, a Silvia… de vários colegas…Que saudades…
    Parabéns escola São José, que cada vez mais continue evoluindo, dando continuidade ao trabalho da Sra. Maria.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: